A revista do futuro

mag+A editora Bonnier vem pesquisando como pode ser o futuro das revistas com a chegada dos novos dispositivos para leitura de texto eletrônico, como o Kindle, da Amazon. Esta semana, seu departamento de pesquisa e desenvolvimento apresentou a Mag+, protótipo que incorpora os principais conceitos imaginados pela editora. O desenvolvimento foi feito em conjunto com a Berg, parceira da Bonnier para consultoria em design.

A ideia é manter as características que tornam as revistas tão agradáveis de ler, adaptando-as ao novo meio. Basicamente, a Bonnier sugere que:

  • as revistas continuem tendo periodicidade, isto é, que sejam publicadas em um formato com conteúdo finito a cada semana, mês, bimestre etc, diferentemente de sites, onde o conteúdo é renovado constantemente e nunca se chega ao final;
  • que o leitor navegue pelas matérias com os dedos, como faz em um iPhone, clicando e arrastando na horizontal para passar de uma para a outra;
  • as matérias não sejam lidas página a página, mas desenroladas, na vertical, à medida que são lidas;
  • o leitor poderá escolher se quer ver a revista com o leitor na vertical, o que facilita a leitura, ou na horizontal, que permite uma melhor visualização de fotos nessa orientação.

Veja por si mesmo no vídeo abaixo (em inglês):

Mag+ from Bonnier on Vimeo.

A Berg publicou em seu blog um post sobre o protótipo.

Soube da pesquisa por um post do velho e bom Lifehacker.